• Para fazer chegar a sua mesa uma banana doce e bela, 180 colaboradores trabalham na produção da fruta. Tudo começa com a escolha das mudas, que são rigorosamente selecionadas. Elas permanecem em viveiros por cerca de 60 dias até o plantio.
  • Durante o plantio, são empregadas variadas técnicas que vão contribuir para a qualidade das bananas Docebela, entre elas o monitoramento da nutrição e da saúde das plantas.
    Também é realizada a roçada: o corte do mato no entorno das bananeiras. Com isso, evita-se o uso de herbicida, garantindo o equilíbrio microbiológico do solo e impedindo a erosão. Posteriormente, quando o cacho nasce, é feito o ensacolamento visando à proteção da fruta. Já na adubação, são usados compostos orgânicos e potássio.
    Do plantio até a extração do primeiro cacho, levam-se 11 meses. Nesse período, também é feita a poda das folhas em volta do cacho, para não danificar a banana. Após o primeiro cacho, a cada oito meses e meio é colhido um novo.
  • Na fase da colheita, a proteção das bananas Docebela é prioridade. Por isso, as frutas são transportadas via cabo aéreo com uso de distanciadores, para evitar choque dos cachos durante a condução. Por vez, são levados até 30 cachos.
  • Depois de colhidas, as bananas são encaminhadas para galpões, lavadas em tanques e divididas em pencas e em buquês. Na sequência, há a classificação, a seleção e o descarte das frutas consideradas impróprias. Posteriormente, vêm as etapas da embalagem, selagem e pesagem e, por fim,o resfriamento.
    A conservação em câmaras frias e o transporte em caminhões frigorificados são outros cuidados adotados para ajudar a manter a propriedade, o aroma, o sabor, a firmeza e a aparência da fruta. As medidas também contribuem para que as bananas não despenquem.